Jeane Barreto é aposta da Bahia na 100ª edição da São Silvestre
- Tiago Queiróz
- 29 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Jeane Barreto, de 30 anos, é uma das principais apostas da Bahia para a centésima edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece em São Paulo, na próxima quarta-feira (31). Apelidada de “Foguetinho da Bahia”, a atleta, natural de Santo Antônio de Jesus, alcançou o 6º lugar na classificação geral e foi a terceira melhor brasileira na última edição da prova.
Esta será a terceira participação da corredora baiana na mais tradicional competição do atletismo brasileiro.
Integrante da equipe Team Nogueira, Jeane aposta na regularidade da temporada como principal trunfo para a prova deste ano. Segundo a atleta, não houve uma preparação específica para a São Silvestre.
“Venho de uma sequência de provas e treinos ao longo do ano. A estratégia é colocar em prática tudo o que construí durante a temporada”, explicou.
A corredora destacou ainda os desafios do percurso e suas metas para a competição.
“Minha expectativa é melhorar minha marca e brigar por uma colocação entre as cinco primeiras. O nível da prova é muito alto, e o maior desafio são os dois últimos quilômetros, que concentram as subidas”, afirmou. Jeane é atual campeã das provas 21K Salvador e 21K São Cristóvão Aracaju, além de tricampeã baiana dos 10.000 metros.
Mesmo sem uma preparação específica para a prova paulista, o desempenho ao longo da temporada mantém a confiança da equipe.
“Mesmo sem ter feito um treinamento direcionado para a São Silvestre, Jeane chega entre as principais atletas da sua categoria. Os resultados alcançados ao longo do ano a credenciam a fazer bonito em São Paulo”, destacou Igor Nogueira, gestor de carreira da atleta.
Além de Jeane Barreto, a Bahia também estará representada no pelotão de elite feminino por Núbia Oliveira. Natural de Campo Formoso e moradora do povoado de Flamengo, no município de Jaguarari, Núbia foi a melhor brasileira na São Silvestre de 2024, quando conquistou a terceira colocação geral.




Comentários