Fundador da CronusTecCorridas, Alex Alexandre destaca: “As provas na Bahia estão no mesmo nível ou superior as do Sul e Sudeste.”
- Tiago Queiróz
- 4 de set.
- 3 min de leitura

A cronometragem é o coração de qualquer corrida. É ela que garante a precisão dos resultados, a confiança dos atletas e a credibilidade dos organizadores. Com esse propósito nasceu a CronusTecCorridas, empresa especializada em cronometragem esportiva e assessoria em eventos de corrida de rua, que há 13 anos vem transformando o cenário esportivo no Nordeste.
Fundada por Alex Alexandre de Oliveira, natural de Alagoinhas, a empresa começou de forma curiosa. Apaixonado por esportes, Alex é praticante de motocross, mountain bike, e ciclismo. E não é só: o atual empresário também ja se arriscou nos campos de futebol tendo atuado, inclusive, nas divisões de base do Bahia e Catuense.

“Eu ia para as competições e via as pessoas anotando manualmente os tempos. Resolvi pesquisar, encontrei equipamentos e fiz cursos. Por ironia do destino, nosso primeiro trabalho acabou sendo em uma corrida de rua. Depois, em 2011, surgiu a oportunidade de atuar no circuito nacional de motocross, onde tive uma grande escola de cronometragem”, relembra.

De lá para cá, a CronusTecCorridas expandiu seu portfólio e hoje atende corridas de rua, trail run, ciclismo (XCO, XCM, XCC), triatlon e motociclismo, além de testes de aptidão física para corporações como a polícia.
A empresa atua em Bahia, Sergipe e Alagoas, com presença consolidada em Salvador nos últimos três anos.
Em 2022, marcou sua estreia na capital baiana com a Salvador 10 Milhas, em parceria com Jardel Moura, uma das provas mais desafiadoras para cronometragem, segundo Alex. Desde então, firmou uma grande parceria com Eduardo Varoli, profissional bastante conhecido na área esportiva de Salvador e proprietário do site de inscrições CENTRAL DAS INSCRIÇÕES, e hoje os dois comandam as equipes responsáveis pela apuração das provas.
Atualmente, participa de eventos de grande porte, como a Corrida do Rondesp, Estações, Track & Field, Tiradentes, UTCD, Corrida do Bahia, Corrida do Vitória e 100% Você, de Bell Marques, que, este ano, teve 8 mil inscritos. Além disso, a empresa estreia, neste ano, na Maratona Salvador, que conta com selo internacional.

Tecnologia e inovação no esporte
O diferencial da CronusTecCorridas está na tecnologia de ponta que oferece aos atletas e organizadores: resultados em tempo real, certificados digitais, envio de SMS, chips descartáveis ou retornáveis, números de peito personalizados, além de transmissão ao vivo da chegada e exibição em telão, smartphones e tablets.
“Inovamos desde o início. Trouxemos, por exemplo, a tecnologia do chip no número de peito, usada pela primeira vez em Salvador na 10 Milhas. Hoje, o atleta cruza a linha de chegada, escaneia um QR Code e já vê seu tempo oficial. Isso dá confiança e credibilidade ao evento”, explica o fundador.

Corridas baianas no cenário nacional
Sobre a evolução da corrida de rua na Bahia, Alex é categórico:
“As provas na Bahia estão no mesmo nível ou superior as do Sul e Sudeste. O que falta ainda são investimentos e recursos. Mas em termos de organização e profissionalismo, estamos no mesmo nível”

Olhando para o futuro
O grande desafio da empresa é ampliar sua capacidade operacional para atender a todos os organizadores que procuram seus serviços.
“Nosso objetivo a longo prazo é conseguir dar conta de toda a demanda. A curto prazo, seguimos investindo em equipamentos e em segurança nos resultados. Cada atleta, do primeiro ao último, merece respeito, porque cada um tem sua própria história de superação”, afirma Alex.
Com uma trajetória que une esporte e empreendedorismo, a CronusTecCorridas se consolida como referência em cronometragem esportiva e reafirma sua missão de valorizar cada conquista no mundo das corridas.





Comentários