"Yemanjá Run" estreia em Salvador unindo corrida, fé e tradição no Rio Vermelho
- Tiago Queiróz
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A capital baiana ganha um novo evento esportivo que une corrida de rua, cultura e religiosidade. No dia 2 de fevereiro de 2026, data em que Salvador celebra Iemanjá, será realizada a primeira edição da Yemanjá Run, na orla da cidade, com largada do Jardim dos Namorados e chegada no bairro do Rio Vermelho, ponto da festa dedicada à Rainha do Mar.
A proposta do evento é integrar esporte, fé e tradição, em um trajeto que começa no Jardim de Alah e segue até o Rio Vermelho, onde os participantes celebram a conclusão da prova em meio às homenagens a Iemanjá.
De acordo com o presidente da ABRADECON, Igor Contreiras, “a ideia da Yemanjá Run ainda no ano passado, a partir de uma reflexão sobre levar algo diferente para dentro da entidade”.
“O ponto de virada aconteceu quando participei da corrida organizada por Jonas Ferraz. Eu e Rodrigo Machado, diretor financeiro da ABRADECON, vivenciamos aquela experiência, com corrida e after estruturado, e tivemos a certeza de que queríamos construir algo naquele formato. Conversei com David Daltro, presidente da AACB, para somarmos forças institucionais. Em dezembro, Wenderson Araújo, membro antigo da AACB e parte pilar desse projeto, assumiu a responsabilidade de estruturar a execução. A Yemanjá Run nasce com o espírito de saúde, integração e fortalecimento institucional, e certamente é o primeiro de muitos projetos nessa linha.”.
“É importante destacar que o evento não possui cunho religioso. Aproveitamos a atmosfera festiva do dia 2 de fevereiro, tradicional em Salvador, o que acabou inspirando o nome da corrida. No entanto, trata-se de um evento esportivo, aberto a todos, independentemente de crença, com foco exclusivo em saúde, integração e convivência”, completa Igor.
A Yemanjá Run é uma realização da Associação Brasileira de Advogados em Defesa do Consumidor (ABRADECON) e da Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia (AACB). Além da corrida, o evento também se conecta à programação cultural do dia, com uma confraternização no Bar Fronteira, no Rio Vermelho, onde tradicionalmente se concentram as celebrações em homenagem à orixá.
[08:51, 31/01/2026] Tiago: bom dia
