top of page
bahia-run.png

Circuito de Favela a Favela estreia em Salvador com mais de 600 participantes

  • Foto do escritor: Tiago Queiróz
    Tiago Queiróz
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
ree


O domingo (23) marcou a realização do Circuito de Favela a Favela, a primeira corrida de favela de Salvador, que integrou a programação do Novembro Salvador Capital Afro e levou esporte, cultura e celebração às ruas de Pernambués e Tancredo Neves.


Mais de 600 atletas participaram da prova.

A largada aconteceu na Praça Arthur Lago, em Pernambués, nas primeiras horas da manhã. O percurso de 6 km conectou diferentes áreas da região, passando pela Rua Silveira Martins, BC/CHOPM, Uneb, Conjunto ACM, Estrada das Barreiras e Rua Direta de Tancredo Neves, com chegada na Praça do Conjunto Arvoredo, na Rua da Romã.


Após a prova, o público foi recepcionado com uma programação cultural, que contou com shows da cantora Nadijane e do grupo Samba e Suor, encerrando o evento em clima de festa e pertencimento.


“A maior dificuldade é o patrocinador entender que um circuito como esse precisa ser valorizado. Estamos falando de uma prova que atravessa 10 bairros e muda a perspectiva da juventude. Mostra que é possível, que basta um tênis, que esse espaço é democrático, que qualquer jovem pode correr, se dedicar e encontrar novas oportunidades. Peço que esse apoio seja destinado não só à equipe Favela a Favela, mas também a outras iniciativas que enfrentam desafios parecidos”, disse o idealizador da prova e subprefeito do Cabula/Tancredo Neves, André Maracajá.
ree

“Hoje estou muito satisfeito: estamos entregando uma prova histórica em Salvador, uma corrida de favela de fato. E temos planos ainda mais audaciosos. A partir de segunda-feira já começamos a dialogar e desenhar uma nova edição, maior, com mais impacto para a cidade. A ideia é contemplar outros bairros. E posso dar um spoiler: queremos voltar às origens, a Cajazeiras, onde vivo e moro, e já temos um desenho encaminhado com apoio de algumas equipes. Mas com calma: agora é hora de saborear a prova de hoje — as novidades chegam em breve”, completou Maracajá.



Primeiro colocado entre os homens, o atleta de elite e morador do bairro de São Gonçalo, André Conceição, foi só elogios ao novo circuito:


“Primeiramente, quero agradecer a Deus e parabenizar todos os envolvidos nesse evento, que traz a corrida e a atividade física para dentro das favelas. É um projeto importante, idealizado por André Maracajá, com o apoio do meu amigo Demetrio. Todos estão de parabéns. A ideia é incentivar a prática esportiva na comunidade, com um percurso inovador e desafiador.”



Comentários


bottom of page